12.2.16

Sobre ter amigos feministas (ou pró-feministas?!)

Que são tempos difíceis para machos alfa cheios de testosterona e imbecilidade, todo mundo já sabe. Já tem um tempo que eu me sinto uma mulher vitoriosa só por fazer parte deste período histórico que estamos vivendo. Tenho vontade de voltar ao passado e esfregar na cara de cada homi-maldito que me assediou que eles falharam como ser humano, mas a sociedade está muito bem encarregada disso agora e eu acredito demais que estamos evoluindo mesmo que a passos de formiga.

imagem: tumblr

Anyway. 

O que eu queria contar hoje é que tenho um amigo feminista (ou seria apenas "pró-feminista"?!). O cara respeita as mina e sabe que o mundo está mudando. Ele apoia, sabe que a luta tem validade e faz o possível para não dar mal exemplo, digamos assim. Eis que outro dia estávamos conversando quando ele me contou que é muito difícil lidar com os machistas da firma onde ele trabalha, que quando fazem piadas, chamam mulheres de gostosas e afins, os caras que não se pronunciam são taxados de ~viadinhos~ e afins. É certo que alguns homens nessa situação vão se impor e mandar todo mundo à casa do caralho, mas nem todos são assim. Meu amigo, por exemplo, é tímido, na dele e não está sabendo lidar.

Eu já ouvi muita mulher dizendo que homem que não defende a mulher nessas horas é tão machista ou pior que os outros. Eu acredito que esse cara, mesmo sem saber como se impor, já tem um papel bem importante ao não embarcar na dos outros e, principalmente, em não repassar isso aos outros. Para mim, esse cara vai criar filhos que não vão desrespeitar mulheres e isso já é sim alguma coisa.

Agora, entendam a minha preocupação:
Os caras que são feministas também estão passando maus bocados para conseguir virar o jogo. Imaginem. Se para nós, mulheres, isso foi e continua sendo uma luta diária, agora temos também homens que não querem ser machistas e ainda não sabem como lidar com isso. Mais uma vez, vou olhar para o lado "bom" da coisa. São homens que, mesmo sem saber para que lado correr, pelo menos já sabem que não querem mais estar ao lado dos que acham que as mulheres são seres inferiores e estão aí para servir a machaiada de plantão. Isso não é bom também? No momento atual, eu acho isso o começo de uma vitória. Já temos seres humanos que compreendem e querem mudar.

É um dia lindo para ser feminista.
É uma época maravilhosa para acreditar na mudança.


Ps: Só lembrando que eu mesma sou bem nova em entender e defender o feminismo e que eu entendo o movimento como igualdade e não superioridade das mulheres - e só digo isso porque tem gente que ainda acha que o feminismo são mulheres querendo ser mais que homens, quando, na verdade, somos iguais e só queremos esse reconhecimento.

10 comentários

  1. Isso o que você falou no finalzinho do texto é femismo, e não feminismo. O femismo é basicamente o inverso de machismo e coloca a mulher como superior ao homem, o que não tem nada a ver com a ideia e luta do feminismo, que é igualdade entre os dois lados. Mas muita gente pensa que é o inverso e dá essa treta e confusão toda, haha. Mas é bem normal pensar isso, haha, a gente segue estudando e descobrindo pra poder mudar aos poucos.

    Quando paro pra pensar, também acho incrível a gente poder vivenciar isso tudo, esse princípio de transformação, em primeira mão. Claro que vai levar tempo, mas é tão incrível viver isso! Ver que as meninas já convivem com o feminismo desde pequenas, que as mulheres não estão se calando mais. Fico até arrepiada!

    E quanto aos homens feministas... bem, não sei. Acho que homens cis podem apoiar o feminismo, mas não serem exatamente feministas. Já li alguns textos de coletivos feministas que dizem que eles são pró-feministas, pois apoiam o movimento mas não são protagonistas do mesmo. HAHA, mas não sei, não parei pra pensar muito sobre isso. Mas independente de como eles são chamados, é super importante que eles existam e já tenham essa mentalidade "nova" que não dissemina machismo aos quatro ventos. Já é um avanço, afinal. <3

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thay!
      Vou procurar saber um pouco mais e ler sobre isso de homens não serem feministas, mas "pró-feministas". Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  2. É bem complicada essa coisa de, se a pessoa não falar nada, é porque ela compactua com aquilo. Não é bem assim, sabe? Eu sou do tipo que faz DE TUDO pra evitar conflitos, então se os meus colegas de sala estão falando algo machista, eu ignoro. Agora, se um AMIGO meu, amigo de verdade, falar algo do tipo, é outra história.

    As pessoas precisam entender que às vezes prezamos pela boa convivência com gente com quem não nos importamos, ao invés de tentar abrir a cabeça de todo mundo na base do conflito e possível desentendimento. Sabemos também que, do jeito que o mundo tá agora, se o tal colega não ouvir de mim, vai ouvir de outra pessoa.

    Às vezes me sinto mal por não falar nada, mas temos que reconhecer que em diversas situações falar algo ou não é a mesma coisa. Tenho uma colega de classe que já tentou conversar com alguns meninos lá da sala, e tudo que eles fizeram foi chamá-la de feminista chata. Nada de tentar entender, nada de refletir sobre o assunto. Às vezes é melhor ficar calada mesmo.

    Sou do tipo que acredita que a vida se encarrega de dar as lições que a gente tem que aprender. Se o cara não aprende aqui e agora de bom grado, outra hora vai aprender de um jeito ruim. Não desejando algo ruim para as pessoas, mas é apenas a minha maneira de ver o mundo: aquilo que é pra acontecer, vai acontecer, de um jeito ou de outro.

    Gostei do teu texto.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou bem como você nessas situações. Se eu acho que tenho uma brecha pra falar, eu com certeza falo, mas nem sempre me sinto segura em começar uma discussão (principalmente com pessoas como essas que você disse da sua colega de classe!).
      Beijos!

      Excluir
  3. Nossa, ótima discussão isso aqui :)))))

    ResponderExcluir
  4. Orgulho de ter um namorado pró feminista, que discute, dá sua opinião, valoriza e vangloria. São tão poucos em meio essa massa de machista, que quando a gente encontra um homem assim fica até achando que é mentira (olha a que ponto chegamos).

    Adorei o texto.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, Stéfhanie?! Eu fico até desacreditada, mas muito feliz mesmo quando encontro homens que já estão dentro da discussão e apoiam as mulheres <3
      Beijos

      Excluir
  5. Finalmente um texto em que eu posso concordar do início ao fim. Também penso como tu, e gostaria de parabenizar teu amigo. Não conheço, mas é uma ótima pessoa pelo visto! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nick! Esse amigo é maravilhoso sim! *-*

      Excluir